O Que é Exumação e Quando ela Deve Ser Feita?
Você sabe quando a exumação é necessária? A exumação pode ser feita por diversos motivos, entenda quais são eles.
A exumação consiste no ato de cavar o local onde o corpo foi sepultado para retirar os restos mortais enterrados naquele ambiente.
Uma exumação pode ser requerida, por exemplo, quando ocorre a suspeita sobre a morte da pessoa, para a realização de investigação sobre a causa da morte, com maior riqueza de detalhes.
Este processo pode ser feito por um agente da polícia e requer também a participação de agentes de saúde para evitar possíveis contágios por doenças.
Outra situação que requer a exumação é quando a família deseja remover o corpo de um cemitério para outro. Essa é a motivação mais comum para a exumação de corpos atualmente no Brasil.
Um Olhar Arqueológico Sobre a Exumação
Também existe a exumação com o objetivo de estudar os restos do corpo.
A arqueologia se utiliza da exumação como uma forma de estudar a evolução humana através das ossadas encontradas durante o processo.
A exumação é o processo que permitirá aos arqueólogos e antropólogos físicos que procurem nos restos humanos alguns dados e indícios da evolução humana.
Geralmente essas exumações são feitas em locais remotos com o objetivo de realizar estudos e trazer ao conhecimento público novas informações sobre a evolução humana.
Quando a Exumação Não Pode Ser Feita?
Para realizar a exumação é preciso seguir algumas regras. Confira:
- A exumação precisa ser acompanhada de autoridades responsáveis, como agentes da polícia e agentes de saúde;
- É preciso que a família tenha a documentação regularizada para fazer a exumação do corpo;
Requisitos para exumação e enterro no mesmo cemitério
Em alguns casos a família requer a exumação e enterro dos restos mortais no mesmo cemitério, nesse caso é preciso cumprir alguns requisitos, entre eles:
- Caso a exumação ocorra 2 anos ou mais após o enterro, não é necessária autorização.
- Em casos onde o caixão está em péssimo estado de conservação ele poderá ser trocado no momento da exumação
Requisitos para exumação e enterro em outro cemitério
Quando a família quer mover o corpo para outro cemitério, é preciso cumprir alguns requisitos, entre eles:
- É necessária a autorização da família ou de membro responsável, com a apresentação da documentação completa (RG, Certidão de Óbito, cópia do contrato de concessão em casos de cemitérios particulares e um documento que comprove o grau de parentesco com o morto);
- No momento da exumação o caixão deve ser transportado por empresa autorizada;
Quando a Exumação Deve Ser Feita?
Essa é uma questão muito particular de cada família. Em casos onde a família vai se mudar de estado, e deseja levar o corpo do falecido para essa outra região em que todos irão morar, a exumação e transporte do corpo podem ser feitas para trazer mais conforto para a família.
Dessa forma, será feito um novo enterro nesse estado em que a família passará a residir e todos os familiares terão o conforto de poder realizar suas visitas e orações nesse novo túmulo.
Outra possibilidade que requer a exumação é a imposição da justiça, quando requer por exemplo confirmar paternidade.
Nesses casos o corpo precisa ser exumado para a realização da coleta de material genético visando confirmar..
Nos casos em que a família está solicitando a exumação, é preciso esperar o período de 3 anos após a morte para que a exumação seja possível.
Esse prazo é importante para que a exumação seja segura para todos os profissionais envolvidos no processo.
Nos casos em que o próprio cemitério exige a exumação por falta de espaço ou por outros motivos que serão explicados pela administração do cemitério, é o próprio local que será responsável por toda a documentação necessária para a exumação ocorrer de forma legalizada.
E se precisar de alguma orientação, saiba que pode contar com a Sagrada Família para lhe auxiliar no que precisar.