Atestado de óbito X certidão de óbito, você sabe a diferença?
Seja sobre o funeral, a propriedade ou a resolução da habitação – em muitos casos, a certidão de óbito do falecido é necessária. Portanto, é importante aplicar-se a eles imediatamente. Geralmente o agente funerário assume essa tarefa para os parentes. Mas quantos documentos você precisa e para quê? Leia mais sobre isso neste artigo.
Pedido – diretamente ou através de uma funerária
Uma certidão de óbito é um documento que certifica a morte de uma pessoa, bem como o local e a hora da morte. Estes são emitidos pelo cartório e podem ser solicitados pelos parentes. Como regra, no entanto, o agente funerário assumirá essa tarefa para os parentes e enviará o aplicativo apropriado em seu nome.
Documentos necessários
Para a aplicação no cartório, vários documentos são necessários. Geralmente estes são:
- Atestado médico de morte
- Certidão de casamento do falecido
- Certidão de óbito do cônjuge falecido
- Se necessário, sentença de divórcio
- Certidão de nascimento
- Identidade do falecido
Em seguida, o cartório emite uma certidão de óbito, o atestado de funeral e os atestados de óbito, que são enviados ao agente funerário. Ele pode então iniciar todas as etapas adicionais. A certidão de óbito pode levar vários dias a semanas. O certificado fúnebre, no entanto, geralmente é emitido imediatamente.
Quem pode solicitar um atestado de óbito?
Candidatos elegíveis são:
- O último cônjuge
- O último parceiro de vida (com parceria registrada)
- Antepassados e descendentes da pessoa falecida
- Irmãos com interesse legítimo
- Outras pessoas que possam demonstrar um interesse legal – por exemplo, escrevendo um tribunal de sucessões.
Por que alguém precisa de uma certidão de óbito?
Por exemplo, as certidões de óbito são necessárias para que o tribunal apresente uma petição para a emissão de um certificado de herança. Também para pedidos de pensão e outros benefícios de seguro, você precisa da certidão. Os certificados para o seguro de pensão e para o gabinete de assistência social são geralmente gratuitos. Bancos e companhias de seguro exigem um certificado no original. Para outros fins, tais como a rescisão de contratos (apartamento, telefonia, eletricidade, etc) são geralmente cópias do certificado de óbito suficiente. Um original deve ser mantido para seus registros.
O que custa uma certidão de óbito?
A maioria dos custos de algumas certidões de óbito na casa funerária estão incluídos no preço total. Se você solicitar este pedido diretamente no cartório, os custos são cerca de 30 reais para a 15 reais para todas as outras cópias, se solicitado ao mesmo tempo. Os documentos para apresentação ao centro de pensões e ao seguro de saúde são geralmente gratuitos.
Qual é a diferença entre certidão de óbito e atestado de óbito?
Antes que a certidão de óbito possa ser requerida, o médico deve primeiro emitir um atestado de óbito (também chamado de “declaração de óbito”). Ele faz uma investigação completa do falecido.
No atestado de óbito, ele documenta o local da morte, a causa da morte e a hora da morte, na medida em que podem ser determinados por ele. Com as informações do atestado de óbito, o registrador pode emitir o atestado de óbito.
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