Como Lidar Com o Luto em Datas Comemorativas
Perder alguém é sempre difícil, mas o luto em datas comemorativas é ainda mais complicado. O que fazer e como agir nessas datas?
Algumas datas comemorativas são extremamente marcantes, como o dia das mães, dia dos pais e data de aniversário de alguém querido.
Mas e quando essas pessoas já se foram? A data passa a ser um marco, um dia para lembrar e sentir saudades.
A Primeira Data Comemorativa
Geralmente, durante o processo de luto, as primeiras datas são as mais difíceis, porque trazem consigo maior sentimento de saudade e dor pela perda.
É importante lembrar que o processo de luto é delicado e sempre muito pessoal, por isso, deve ser respeitado e cada um deve dedicar o tempo que achar necessário para se recuperar desses sentimentos.
Cada pessoa lida com a dor da perda de uma forma diferente, algumas preferem se cercar de amigos e viver intensamente, enquanto outras optam por se isolar por um período.
O importante é que a pessoa realmente esteja lidando com aquele sentimento para que ele não seja um impedimento em sua vida.
O Papel dos Amigos e Familiares Próximos
É comum que a data de aniversário de alguém que faleceu seja lembrada pelos amigos e familiares. Por isso, nessa época é bom que todos se unam em forma de uma corrente de apoio.
Geralmente os filhos e parentes mais próximos são os que mais sofrem com a perda de alguém, o que acarreta dificuldades para lidar com datas como dia dos pais ou dia das mães.
Se você conhece alguém que perdeu a mãe ou o pai, é sempre cordial convidar essa pessoa para comemorar o dia com a sua família, acolhendo essa pessoa.
Mas é igualmente importante saber respeitar caso a pessoa decida que não deseja mais comemorar essa data.
Se você não sabe o que dizer para manifestar seu apoio, respeite o espaço dessa pessoa e se coloque à disposição para quando ela sentir necessidade de um amigo ou parente próximo.
Festas de Final de Ano
As festas de final de ano são geralmente a época em que as famílias e amigos se reúnem com maior frequência para comemorações.
Justamente por isso é uma época ainda mais difícil para quem sofreu uma perda na família, que naturalmente tende a ter a dinâmica afetada durante as festividades.
Nesse caso, é importante que todos se reúnam de acordo com aquilo que acreditam, de modo que possam usufruir de um momento especial e que mesmo as lembranças e a dor da saudade possam ser compartilhados durante a festa.
Se o ente querido que faleceu era o ânimo da festa, é preciso que alguém tome esse lugar para reunir novamente a família e ter um momento de cuidado mútuo.
Não Tenha Vergonha de Pedir Ajuda Para Lidar com o Luto
Cada pessoa tem seu próprio tempo para lidar com as questões emocionais. A dor de perder alguém é um sentimento único e que precisa ser trabalhado para que a sua vida possa continuar seguindo em frente.
Em geral, o luto possui 5 fases: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Se já faz algum tempo que você sofreu uma perda e sua vida continua parada em uma dessas fases sem que você consiga aceitá-la, é hora de procurar ajuda profissional.
Uma consulta e acompanhamento com psicólogo pode ser extremamente benéfico para que você consiga superar essa perda e voltar a ter prazer em datas que antes eram festivas.
Afinal, reunir sua família e amigos e desfrutar de bons momentos deve continuar a ser feito. Mas, se você ainda não se sente confortável em comemorar, respeite seu tempo e converse amigavelmente com as pessoas que se importam com você.
Dessa forma, tudo será resolvido de maneira respeitosa. Mas, não se esqueça que os próximos eventos precisam ser aproveitados e intensamente vividos por você.